O cérebro é responsável pelas funções mais básicas do corpo aos sentimentos mais conplexos. Cientistas analisaram e concluíram que a música causa efeitos curiosos em nosso cérebro. Confira:
- A música faz tempo passar depressa:
A música tem um propósito de desviar nossa atenção, este truque é usado muitas vezes em teleatendimentos. Acabamos prestando mais atenção na música do que nos ponteiros do relógio.
- Mexe com nossos medos:
Quem nunca assistiu um filme de terror ou suspense e tremeu de medo com os efeitos sonoros? Estes filmes estão sempre acompanhados por trilhas sonoras que intensificam o medo e a tensão do expectador. Isto acontece pelo fato de existir certos sons que o ser humano associa ao perigo ou medo, como o grito de pessoas.
- Altera a percepção sobre bebidas:
Cientistas americanos chegaram a conclusão de que determinadas músicas podem fazer com que pessoas consumam um determinado tipo de bebida. Por exemplo, se a pessoa está em um ambiente tocando música clássica, faz com que os clientes peçam vinhos mais caros, deixando-se levar pelo ambiente sofisticado.
A música ambiente pode alterar até o sabor da bebida.
- Melhora a comunicação:
Estudos comprovam que estudantes de música tem maior facilidade para expressar as emoções e reconhecer estados emocionais de outras pessoas. Analisando até o tom de voz que a outra usa.